Notícias

Dr. Carlos é entrevistado pelo Peruibest

30/03/2012 18:09

Ortopedista explica como evitar lesões pela prática de exercícios em reportagem para Peruibest - Guia de Peruíbe www.peruibest.com.br.

Ortopedista explica como evitar lesões pela prática de exercícios

em reportagem para Peruibest - Guia de Peruíbe www.peruibest.com.br.

A prática de atividades físicas de forma errada faz o fluxo nos consultórios médicos aumentar em até 30%, nessa época do ano

Ortopedista explica como evitar lesões pela prática de exercícios

Motivadas pelo calor e por exibir boas formas na praia ou piscina, muita gente começa a praticar algum tipo de exercício físico no verão. Mas, não por acaso, o verão também é a época do ano em que os consultórios de ortopedistas costumam ficar mais cheios. Segundo o Instituto de Ortopedia (IOT) o fluxo dos consultórios aumenta de 20% a 30%, por causa de pacientes que sofrem lesões, seja por despreparo do “atleta”, ou falta de orientação.

Segundo o médico ortopedista da Derm Clean, em Peruíbe, especialista em Medicina Esportiva e Ortopedia, Dr. Carlos Augusto Beltrani Filho, no Brasil "o país do futebol", a maioria das lesões ocorrem nos membros inferiores, pois a pratica do futebol e corrida são mais frequentes. “Ocorrem mais as lesões de entorce de tornozelo, os estiramentos musculares na perna e coxa, e as lesões meniscais e ligamentares do joelho”, aponta Dr. Beltrani.

No litoral é mais fácil encontrarmos as pessoas correndo, caminhando, jogando frescobol, futebol de areia, vôlei de areia, andando de bicicleta e surfando. Mas nem sempre esses exercícios são orientados por algum profissional da área. Muitas pessoas sabem da importância da atividade física, mas não se preocupam em buscar orientação para começá-las.

“As pessoas não se preocupam em procurar um médico para ver se ela tem alguma doença pré-existente. Pode ocorrer um problema sério, se a pessoa tiver um problema cardíaco não diagnosticado, e realizar uma corrida prolongada . Ou até mesmo problema de tendinite, ou algum desvio do eixo do membro que pode provocar lesões no joelho”, alerta Dr. Beltrani.

O ideal é sempre começar qualquer atividade física aos poucos, sempre respeitando os limites do corpo. Mas também é preciso fazer um aquecimento e alongamento toda vez antes de praticar exercícios para preparar a musculatura e ter uma postura adequada. Mantenha-se sempre hidratado e use roupas leves e adequadas.



Leia Também