Notícias

Dra Danielle é entrevistada pelo Peruibest

30/03/2012 18:09

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tira dúvidas e dá dicas para manter a pele saudável.

PeruiBest: Quais os cuidados que devemos tomar para manter a pele saudável?

Dra Danielle Cangussu : Os cuidados para uma pele saudável são:

O uso do filtro solar com fator de proteção não inferior a 30,que deve ser reaplicado de 2 em 2 horas na exposição solar

Ingestão de água média de 2 litros por dia, assim como inclusão de frutas, verduras, e legumes na dieta.

Evitar banhos quentes e uso de buchas, afim de não comprometer a barreira cutânea, responsável pela proteção da pele.

Uso de produtos adequados para cada tipo de pele que pode ser seca, oleosa ou mista, sendo importante o auxilio do dermatologista na análise cutânea.

P: Quais os piores inimigos da pele e quais os problemas causados?
D: Os piores inimigos da pele são o sol nos horários entre 10 da manhã e 16 horas da tarde, o cigarro, a poluição, o estresse e a má alimentação. As consequências são o envelhecimento precoce com perda de sustentação da pele ,flacidez e rugas. No caso do sol , o mesmo é responsável por manchas na pele como melasma , melanoses solares e predispõe a lesões malignas como carcinomas e melanomas cutâneos.

P: O aparecimento de manchas ou pintas na pele pode ser sinal de doenças na pele? Se sim, quais as características da mancha ou pinta que devem receber nossa atenção?
D: Pintas são a denominação usual de nevos cutâneo e devem ser analisados anualmente pelo dermatologista. Alguns sinais de malignidade são irregularidade ,alteração de coloração, aumento de tamanho, normalmente as lesões são assimtomáticas sem dor ou prurido(coceira) dificultando que o paciente desconfie de malignidade. Por isso, se faz necessário o exame de dermatoscopico, aparelho que auxilia no diagnostico precoce de transformação maligna e no surgimento primário de câncer cutâneo.

P: Existe algum cuidado especial para cada faixa etária?
D: A partir dos 20 anos o uso do filtro solar é necessário, assim como é indispensável a proteção solar na infância, pois o dano solar é acumulativo e a predisposição ao câncer de pele aumenta quando ocorre excessos ao longo da vida. No caso de pele oleosa e com acne, o tratamento dermatológico evita cicatrizes e manchas futuras. Além disso, cuidados com alimentação e exercícios físicos se fazem necessários.

Aos 30 anos ocorrem desde pequenas alterações pigmentares a manchas estigmatizantes, para algumas mulheres, como o melasma, esta última pode ocorrer em idade inferior e tem entre suas causas fatores hormonais e exposição solar. Aparecem também , as pequenas rugas tendo como cuidado preventivo nesta fase o filtro solar, hidratação adequada, produtos anti oxidantes como a vitamina c, peelings e a toxina botulínica ao redor dos olhos , esta principalmente em peles claras que marcam com facilidade.

Aos 40 anos o envelhecimento cutâneo vai ser influenciado pelo estilo de vida, hábitos e cuidados pregressos .Podem ser notadas rugas que podem se destacar na região frontal, ao redor dos lábios e perto dos olhos. Os sulcos podem ser notados, assim como linhas próximas ao sorriso e também distúrbios pigmentares como melanoses e ceratoses . Nesta idade são utilizados cremes com ácidos em sua composição, prescritos por dermatologista, podem ser realizados preenchimentos faciais a base de ácido hialurônico (para reposição de volume e hidratação) , peelings , toxina botulínica(a fim de relaxar a musculatura, atenuando e eliminando rugas) e uso de aparelhos que ajudam na estimulação do colágeno(radiofrequência e infravermelho) todos são ferramentas importantes com resultado natural se realizados por profissional capacitado.

Aos 50,60 e 70 novamente resultado de cuidados pregressos , fatores hormonais, e do envelhecimento intrínsico que aumenta progressivamente , resultando na perda do contorno e volume facial, o que tende a inversão do triangulo da face. Neste caso somam -se aos tratamento acima como toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico , o uso de lasers ablativos e fracionados .E importante ressaltar que todos os tratamentos dermatológicos buscam retardar as intervenções cirúrgicas.

P: Quais os cuidados especifícos para os homens?
D: A procura pelos tratamentos faciais em homens aumentou muito nos últimos anos. Eles também, estão preocupados com saúde, bem estar e qualidade de vida. Afinal um envelhecimento saudável interessa a todos.

É indispensável uso do filtro solar de acordo com o tipo de pele, com formulações creme e loção para peles secas e normais, e fórmulas oil free e gel para peles mistas e oleosas. Peles masculinas tendem a oleosidade podendo ser utilizados produtos seborreguladores e para as peles ressecadas hidratantes , também podem ser utilizadas formulações a base de ácidos para renovação celular e produtos antioxidantes. A toxina botulínica ao redor dos olhos e na glabela (ruga formada na fronte) melhora a expressão de cansaço e proporciona rejuvenescimento. Outro tratamento muito buscado é a depilação a laser, principalmente na região do pescoço para melhorar o quadro de foliculite causada pelo encravamento do pêlo que gera muito desconforto para o homem.

P: Para encerrar, poderia deixar algumas dicas para os leitores PeruiBest?
D: A primeira dica é procurar um dermatologista devidamente registrado no CRM como especialista, para isto visite o site da sociedade brasileira de dermatologia para encontrar um profissional capacitado para o seu atendimento na sua cidade. As outras dicas são estilo de vida saudável, práticar esportes, limpeza da pele diariamente ,não dormir com maquiagem, usar filtro solar e usar produtos adequadas para o seu tipo de pele.

Em relação aos tratamentos dermatológicos o rejuvenescimento tem que ser natural, realizado de forma que não mude as feições individuais e que não haja artificialismo, buscando harmonia e bem estar.

Por fim a dica mais importante é ser feliz, por isso devemos nos cuidar de forma consciente e nos amarmos em todas as fases da vida.

 Dra Danielle Cangussu
Dermatologista
Especialista em dermatologia títular pela sociedade brasileira de dermatologia(SBD



Leia Também